sábado, 21 de julho de 2012

Texto Mídias-educação no contexto escolar

As Mídias no Contexto Escolar


Por: Edvania Santos Correia

As escolas, de modo geral, estão buscando preparação para a utilização das mídias na educação, investindo em formação continuada de professores através de cursos presenciais e a distância. Equipando o ambiente escolar ao transformar salas de aula tradicionais em laboratórios de informática e outros ambientes, em sala da TV escola ou em laboratórios multidisciplinares de  química, física, biologia e matemática. Com isso, adapta a escola para propiciar acesso e qualidade no uso das mídias em sala de aula.

Vários fatores podem está contribuindo para colaborar com a preparação dos professores no manuseio e na aplicabilidade desses recursos dentro da escola: um ambiente apropriado (sala de multimídia, biblioteca, sala de leitura, laboratórios); o investimento em cursos de formação continuada para a atualização desses profissionais no acesso à informação, ao conhecimento e ao manuseio das TICs (Tecnologias de Informação e Comunicação).

A acessibilidade às mídias e tecnologias permitirá o manuseio, a criatividade na utilização desse recurso, a percepção sobre a necessidade de conhecimento, de planejamento e de organização, propiciando oportunidades para a ressignificação desses recursos didáticos no processo de ensino-aprendizagem.

A aplicabilidade das TICs favorecerá o investimento no ambiente escolar, possibilitando a construção de projetos educativos que desenvolvam a autonomia dos alunos enquanto sujeitos de sua aprendizagem, bem como, favorecerá a interação entre alunos e professores na operacionalização de uma aula dinâmica e participativa, com o uso da escrita, da oralidade, do som e da imagem estática ou não. Substratos oferecidos pelas mídias que irão enriquecer o trabalho de professores e alunos no chão da escola.

O papel dos administradores nesse processo educativo é fundamental, pois como principal mediador poderá possibilitar o acesso de professores e alunos na utilização das mídias e tecnologias dentro da escola: garantir a freqüência aos cursos de atualização, através da formação continuada de professores; ou mesmo trazer esses cursos para dentro das escolas (nas formações em serviço); promover programas de integração entre a escola e a comunidade e entre a escola e o centro de formação de professores, propiciando a construção do conhecimento, a cultura de estudo e socialização de vivências pedagógicas entre os educadores, os projetos de leitura, a contextualização com a introdução do jornal, das revistas, do rádio, da tv e da internet na escola.

Democratizar o acesso à informação e ao conhecimento no contexto escolar apresenta-se como o novo desafio para a educação (para aqueles que se predispõem a lidar com a educação) e, ao mesmo tempo, é uma nova maneira de articular o aluno, o professor, a informação e o conhecimento.

Autoria: Edvânia Santos Correia. Professora graduada em Ciências Biológicas/UFAL, pós-graduanda em Mídias na Educação que atua com o Processo de Formação Continuada de Professores pelo GFM/SEMED e com o ensino de Biologia e Ciências Naturais. 

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IMPORTÂNCIA DE PROJETOS

A IMPOTÂNCIA DOS PROJETOS NA VIDA DE UM EDUCADOR

Atualmente uma das temáticas que vem sendo discutida no cenário educacional é o trabalho por projetos. Essa diversidade de projetos que circula frequentemente no âmbito do sitema de ensino, muitas vezes, deixa o professor preocupado para saber como situar a sua prática pedagógica em termos de propiciar aos alunos uma nova forma de aprender integrando as diferentes mídias nas atividades do espaço escolar. Na pedagógia de projetos, o aluno aprende no processo de produzir, de levantar dúvidas, de pesquisar e de criar relações, que incentivam novas buscas, descobertas, compreensões e reconstruções de conhecimento. O papel do professor deixa de ser aquele que ensina por meio de transmição de informações para criar situações de aprendizagem cujo foco incide sobre as relações que se estabelecem neste processo, cabendo o prpfessor mediar para que o aluno possa encontrar sentido naquilo que está aprendendo.

PROJETO DE LEITURA DO 5º ANO UTILIZANDO TICS

REALIZADO NA SALA DE TECNOLOGIA EM PARCERIA COM A BIBLIOTECA

A E.M. André de Melo, através da Sala de Tecnologias realizará o Projeto Literario: Autores Infantis Brasileiros,  que nasceu da vontade de mostrar aos alunos a as demais pessoas interessadas da comunidade escolar, a extensa variedade de livros que existem em nossa cultura. O intuito está na formação de leitores a partir do estímulo à leitura dos mais diversos tipos de textos. Acredita-se que se aprende a ser leitor lendo, construindo opiniões e gosto literário, refletindo sobre a função de cada texto, utilizando-o na vida e na construção de conhecimento do mundo. Pretende-se com a realização deste projeto que os alunos desenvolva comportamento de leitores e consequentemente de escritores,ampliando o repertório de obras, construindo sua autonomia, expressando sentimentos, idéias e opiniões com base na leitura. O projeto deverá atender aos alunos de 5º ano na sala de tecnologias e na biblioteca, com agendamento prévio. O assunto a ser tratado será de acordo com o autor trabalhado no  calendério escolar e da agenda.